O idealista sonhador é muito cauteloso e, portanto, muitas vezes parece tímido e reservado. Só partilha a sua rica vida emocional e as suas convicções apaixonadas, com muito poucas pessoas. Mas seria um erro grave pensar que é reservado e frio. Tem uma forte escala interna de valores e princípios claros e honestos pelos quais está disposto a sacrificar-se. Procura sempre melhorar o mundo. Pode ser muito cortês com os outros e faz muito por ajudar e defendê-los. É uma pessoa preocupada, atenciosa e generosa com os outros. Se o seu entusiasmo por algo ou alguém estiver ameaçado, pode se tornar um lutador incansável.

Para o idealista sonhador, as coisas práticas não são demasiado importantes. Só se entretém com as necessidades mundanas diárias quando é absolutamente indispensável. Tende a viver sob o lema "o génio controla o caos", o que costuma ser o normal, por isso, uma carreira académica de sucesso é frequente. Não lhe interessam os pormenores, prefere olhar para as coisas no seu conjunto. Isso significa que mesmo quando as cosas começam a agitar-se, mantém uma boa visão. No entanto, como consequência, pode acontecer que por vezes passe ao lado de algo importante. Ao ser muito pacífico, tende a reprimir e não mostrar abertamente a sua insatisfação ou desgosto. A firmeza não é um dos seus pontos fortes, odeia o conflito e a competitividade. Prefere motivar os outros com a sua natureza amistosa e entusiasta. Quem o tiver como superior nunca terá queixas por não receber suficientes elogios.

No trabalho, o idealista sonhador é tão útil e leal como é uma pessoa honesta como amigo e parceiro. As obrigações são absolutamente sagradas para ele. Os sentimentos dos outros são importantes para ele e gosta de fazer as outras pessoas felizes. Sente-se satisfeito com um pequeno círculo de amigos; a sua necessidade de contacto social não é muito acentuada e também precisa de bastante tempo para si. Pequenas conversas supérfluas não são para ele.

Se alguém quiser ser seu amigo ou ter um relacionamento com ele, deverá estar disposto a partilhar a sua visão do mundo e querer participar em discussões profundas. Após esse primeiro passo, será recompensado com uma relação excecionalmente intensa e enriquecedora. Devido às suas altas expectativas com ele próprio e os outros, este tipo de personalidade tende, por vezes, a sobrecarregar o relacionamento com ideias românticas e utópicas, ao ponto de o seu parceiro se sentir oprimido ou inferior. O idealista sonhador não se apaixona perdidamente, mas quando o faz, é com intenção de ter relação eterna.

Help us translate vital information for rural women into Portuguese!

Our project URIDU empowers rural women in developing and emerging countries. We need your help to translate and proofread our contents into Portuguese.

Click here to help!
Every 6 seconds a child under five dies.