O realista confiável é uma pessoa com os pés na terra e muito responsável. É preciso, reservado e exigente. A sua qualidade mais marcante é a sua formalidade, está sempre disposto a fazer qualquer esforço para manter todas as promessas feitas. O realista confiável é um tipo de personalidade tranquila e reservada, não fala muito, mas saber ouvir.

Por vezes parece reservado e distante para as pessoas desconhecidas, embora tenha muitas vezes um grande espírito e inteligência. Os seus pontos fortes são o seu rigor, o seu pragmatismo, a sua energia e a sua determinação, embora tenha um marcado sentido de justiça e uma tenacidade no limite da teimosia. O realista confiável não hesita sobre a necessidade de fazer algo ou não. Faz o que é necessário, sem desperdiçar palavras. Este tipo de personalidade não só espera muito de si próprio, mas também dos outros. Quando tem alguma ideia na cabaça, é muito difícil convencê-lo do contrário. Ele não gosta de deixar nada ao acaso. Planificação significa segurança para o realista confiável, da mesma forma que ordem e disciplina. Não tem qualquer problema em respeitar autoridades e hierarquias, mas não gosta de delegar tarefas. É consciente de que os outros não poderão fazer as coisas com tanto cuidado como ele. Em cargos de direção, centra-se na realização de tarefas, fazendo com que as coisas sejam feitas corretamente; no entanto, não tem muito interesse na criação de relações pessoais no trabalho.

Também nas relações pessoais, o realista confiável é a formalidade em pessoa. Como parceiro, é fiel e consequente, equilibrado e sensato. A segurança e a estabilidade são muito importantes para ele. Tem pouco tempo para extravagâncias e caprichos. Quem o tem como amigo ou parceiro pode contar com ele para a vida. No entanto, o realista confiável precisa de tempo para entrar num relacionamento ou numa amizade. Têm pouca necessidade de contacto social e tem, portanto, um grande cuidado na escolha de um parceiro e de amigos e limita-se a um pequeno e exclusivo círculo que atenda às suas expectativas. Tende a mostrar a sua proximidade às pessoas que são importantes para ele por meio de atos, de modo que o seu parceiro não deve esperar declarações românticas de amor.

Help us translate vital information for rural women into Portuguese!

Our project URIDU empowers rural women in developing and emerging countries. We need your help to translate and proofread our contents into Portuguese.

Click here to help!
Every 6 seconds a child under five dies.